Monday, January 26, 2009

A impressora o portátil e o linpus

Estive afastado algum tempo da escrita, grande parte devido a uma maldita impressora, ou melhor ao portátil onde esta tem que funcionar.

Começando do inicio, no Natal decidi oferecer um portátil ao meu pai, como ele não é nada informático decidi oferecer um Acer Aspire one. Este portátil tem um linux instalado, por um lado é bastante intuitivo para quem nunca mexeu, por outro lado para quem quer gerir isto é mais chatinho.

Eu sou informático, mas pertenço ao lado azul da força (microsoft windows) enquanto este portátil pertence ao lado negro (linux). Isto para mim é tudo novidade, estes últimos dias teem sido como aprender uma nova língua.

Continuando a história, o meu pai tem a tara das impressoras e começou a melgar-me para comprar uma impressora, o filho como é muito simpático e tem um coração de ouro lá acedeu ao pedido e comprou uma canon multifunções. Foi aqui que começou a minha desgraça, uma coisa que no windows é ligar e fica a funcionar, neste portátil não foi bem assim.

Agora para quem sabe, tive que instalar compiladores de c, pois este não tinha, instalar o make, instalar autoconf, uma panóplia de coisas. com isto ocupei umas 5 horas de quinta feira.

Na sexta, em conversa com um meu colega que pertence ao lado negro, este explica-me que existe mais do que um tipo de unix, uns que se instalam "rpm" e outro que se instala "deb". Porra estes gajos são mais esquisitos que sei lá, pior que os apóstolos em que cada um interpretou a palavra Dele da maneira que quis. Aqui o vosso amigo estava a mexer num que usa rpm e no dia anterior perdeu 5 horas a tentar instalar deb....

Pronto foi um momento infeliz mas no qual aprendi imenso, aquelas horas foram passadas a ler fóruns da matéria.

Ontem lá decidi pegar na coisa novamente e com alguma paciência (perdi mais 2 horas) lá pus a malandra a imprimir.

Notas:
1- Recomendo o uso do Ubuntu, uso no meu portátil e tirando pequeno problemas no inicio a coisa ficou a funcionar bem.
2- O Portátil que comprei para o papá é 5* demora 10segundos a arrancar e para o uso do simples mortal é mais que suficiente.
3- Linpus é a versão de linux que o portátil do papá usa.

0 comments: